Quatro especiarias que reduzem o risco da doença de Alzheimer e melhoram a saúde do cérebro
As especiarias podem ajudar a melhorar a sua saúde cognitiva, de acordo com especialistas em saúde.
Especialistas em saúde identificaram quatro temperos comuns encontrados no armário da cozinha que podem melhorar a saúde do cérebro.
É essencial priorizar a atividade física, uma dieta nutritiva e o bem-estar geral para manter uma boa saúde cerebral.
À medida que os indivíduos envelhecem, ocorrem mudanças naturais no cérebro, afetando a memória, a cognição, o humor e o foco.
Assim, um método eficaz para melhorar a saúde do cérebro e prevenir a doença de Alzheimer é através do consumo de alimentos que estimulam o cérebro.
Gengibre (Zingiber oficinale)
O gengibre não é apenas benéfico para a saúde digestiva, mas também possui propriedades poderosas para a saúde do cérebro. Com a sua abundância de fitoquímicos, o gengibre serve como escudo protetor contra o estresse oxidativo.
Cúrcuma (Curcuma longa)
A cúrcuma é um tempero poderoso e rico em nutrientes. Seu componente principal, a curcumina, possui qualidades neuroprotetoras que protegem a agudeza do cérebro.
A cúrcuma ajuda a melhorar a função da memória, reduzindo a confusão mental e aumentando a cognição.
Canela (Cinnamomum verum)
Esta especiaria tradicional é rica em antioxidantes que inibem o acúmulo de proteínas no cérebro associadas às doenças de Alzheimer e Parkinson.
Além de apoiar a aprendizagem e a formação da memória, auxiliando os neurônios na criação de novas conexões, o alto teor de antioxidantes da especiaria protege o cérebro dos efeitos adversos do estresse.
Pimenta preta (Piper nigrum)
Uma das especiarias mais utilizadas em todo o mundo, a pimenta preta também é um tempero excelente para a saúde do cérebro. O principal componente medicinal da pimenta preta é a piperina, que possui níveis antioxidantes significativos.
Esses antioxidantes protegem as células cerebrais saudáveis contra danos. Além disso, a pimenta preta melhora a função cognitiva e a memória, ativando vias químicas no cérebro.
Comments