PANCS CULTIVADAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ

Engenheiro Agrônomo – Marcelo Rigotti – rigottims@gmail.com

ALMEIRÃO-DE-ÁRVORE Cichorium intybus - antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Candida albicans, e os extratos de raiz tiveram pronunciados efeitos sobre Bacillus subtilis, S. aureus, Salmonella typhi, Micrococcus luteus e E. coli, antimalárica, hepatoprotetora, antidiabética, anti-helmíntica, gastroprotetora, anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, inibidora de tumores, antialérgica.

ARARUTA Hedychium coronarium - a semente é aromática, carminativa e estomacal. A raiz é antirreumática, excitante e tônica. O rizoma de solo é usado como um febrífugo. Óleo essencial das raízes é carminativo e tem indicações anti-helmínticas. Ansiedade, dor de cabeça, sinusite, artrite, enxaqueca, antiasmática.

ARARUTÃO Canna edulis - diurética, forma uma cobertura protetora sobre as membranas irritadas da faringe e laringe, alivia e reduz a tosse, sudorífero, antioxidante.

ASSA-PEIXE Vernonanthura phosphorica - tratamento de várias doenças, como bronquite, pneumonia, hemoptise, tosse persistente, abcessos internos, afecções gástricas e cálculo renal. Atividade antifúngica, leishmanicida, antiulcerogênica, antinociceptiva, anti-inflamatória, antibacteriana, antimicrobiana, mutagênica, diurética, anti-hipertensiva, antimicobacteriana.

AZEDINHA Rumex crispus - laxante suave e seguro, constipação leve, problemas de pele. A raiz é alterativa, antiescorbútica, adstringente, colagoga, depurativa, laxante e levemente tônica. Pode causar ou aliviar a diarreia de acordo com a dose, constipação, diarréia, hemorragia nos pulmões e também doenças crônicas da pele. Externamente, a raiz pode ser usada como cataplasma e pomada em feridas, úlceras, feridas e vários outros problemas de pele. A semente é usada no tratamento da diarreia.

BEGONIA Begonia cucullata - diarreia, disenteria, febre, soluço, inflamação malária, dores, estomatite, dor-de-dente, feridas e furúnculos.

BELDROEGA Portulaca oleracea - tratamento de feridas e infecções da pele, tosse seca e hemoptise leve, tratamento de doenças cardíacas congênitas, hiperatividade, distúrbios bipolares, depressão e enxaquecas. Alivia infecções nos tratos digestivo e urinário. Ajuda a produzir insulina no corpo de uma pessoa diabética, parasitas internos. Afecções do fígado, da bexiga e dos rins, além de combater o escorbuto. Quando cozido é diurético e aumenta a secreção de leite materno, o suco da planta é usado para afecções dos olhos e as sementes contra parasitas intestinais. É antioxidante por ser uma fonte de vitamina C, anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. Folhas têm mais ácidos graxos ômega-3 do que em alguns dos óleos de peixe. Atividade hepatoprotetiva. Rica em magnésio o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, também têm um efeito antidepressivo e previne a hipertensão arterial.

BELDROEGA-GRAÚDA Talinum triangulare - propriedades antioxidantes, tratamento de doenças hepáticas, recomendado para mulheres grávidas, melhora o funcionamento cerebral, efeitos laxantes, regula o nível de açúcar no sangue, regula o nível de colesterol previne o câncer, previne de doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção do peso, previne a aterosclerose, antidiarreica, evita a trombose, reduz a hipertensão, previne cataratas, diminui o colesterol, previne a osteoporose, evitar pedras na bexiga, previne o estresse e melhora o humor.

BERTALHA Basella alba - problemas cardíacos, como derrames e ataques cardíacos, reduz risco de câncer, tratamento de queimaduras, controle da constipação, ajuda no tratamento de retenção de líquidos, disenteria e diarreia, trata de úlceras e furúnculos, tosse, congestão ajuda a retardar o processo de envelhecimento, tratamento natural da depressão, demência e doença de Alzheimer, seus nutrientes ajudam para uma gravidez saudável.

BERTALHA-CORAÇÃO Anredera cordifolia - acelerar a recuperação da saúde após a cirurgia cesariana, colite, normalizar a circulação sanguínea, prevenção do AVC, o tumor e o câncer, prevenção reumática, hemorroidas, diabetes, aftas, dor abdominal, hemorragia nasal, comichão na pele, colesterol, úlceras e gota.

BUVA Conyza canadensis - problemas gastrointestinais, como diarreia e disenteria, hemorragias. Toda a planta é antirreumática, adstringente, balsâmica, diurética, emenagoga, estética, tônica e vermífuga. Aplicada externamente para tratar gonorreia e hemorragia, hipoglicêmica, amígdalas inflamadas, ulceração e inflamação da garganta. Um chá das raízes cozidas é usado para tratar irregularidades menstruais.

CARÁ MOELA Dioscorea bulbifera - úlceras, feridas, feridas, espasmos, disenteria, diabetes e câncer. Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes antibacteriana, plasmidica, antidiabética e anticancerígena.

CARURU DE ESPINHO Amaranthus spinosus - hemorragias internas, diarreia, menstruação excessiva, picadas de cobras, furúnculos, distúrbios estomacais, bocas ulceradas, corrimentos vaginais, hemorragias nasais e feridas. Uma pasta da raiz é usada no tratamento da menorragia, gonorreia, eczema e cólica. O suco da raiz é usado para tratar febres, problemas urinários, diarreia e disenteria. A seiva vegetal é usada como lavagem ocular para tratar oftálmicos e convulsões em crianças.

CELOSIA Celosia argentea - é utilizado no tratamento de fezes com sangue, hemorragia, hemorragia uterina, leucorréia e diarreia, parasiticida contra Trichomonas, é usada no tratamento de olhos inchados, visão turva, catarata e hipertensão, exceção para o glaucoma porque dilata as pupilas, a semente também tem ação antibacteriana, inibindo o crescimento de Pseudomonas.

CENTELHA ASIÁTICA Centella asiatica - fortalece o sistema vascular e o tecido conjuntivo, inflamação vascular, desintoxica o corpo de substâncias químicas, revitalizador nas células do cérebro e nervos, usada para tratar lepra.

ERVA-BOTÃO Eclipta alba - anti-hepatotóxica, oftálmica, digestiva, carminativa, afrodisíaca e anti-inflamatória, analgésicas. É usado no tratamento de feridas, cortes, problemas de cabelo, febre, frio e inchaço, fibrose do fígado, hepatite c, icterícia, perda de cabelo, branqueamento prematuro de cabelo, febre crônica, tosse, asma, diarreia com secreção de muco, azia e hiperacidez, dor de cabeça e enxaqueca, vertigem, aborto recorrente, envenenamento por mercúrio, úlceras na boca.

ERVA-GORDA Talinum paniculatum - atividade estrogênica, antinociceptiva, edematogênica, anti-fertilidade, abortivo, efeitos na contratilidade uterina, antioxidante, antienvelhecimento. Útil para tratar dores de cabeça, afrodisíaco, pneumonia, diarreia, menstruação irregular, corrimento vaginal e pouco leite. As raízes são usadas para a impotência. O suco das folhas é usado para tratar úlceras e aumentar o apetite.

ERVA-TOSTÃO Boerhavia diffusa – diurético, limpa os rins e elimina as pedras, protege os néfrons, laxativo, elimina as toxinas, anti-helmíntica e mata vermes intestinais, tônico para fígado e rim, melhora o apetite e a digestão, cura o edema e ajuda na obesidade, cura anemia, rejuvenescedor dos nervos muito bom e ajuda na ciática, fraqueza nervosa e paralisia, diminui o nível de glicose no sangue, mas aumenta os níveis de insulina no plasma, distúrbios urinário-renais, reduz a febre, distúrbios hepáticos (icterícia, hepatite, cirrose, anemia), alivia distúrbios menstruais (dor, cólicas, sangramento excessivo, espasmos uterinos, retenção de água), possui propriedades anti-estresse, adaptogênicas e imunomoduladoras .

FALSA-SERRALHA Emilia coccinea - diarreia, dor de estômago, intestino e distúrbios da bexiga, feridas e contusões. Sinusite, feridas, sífilis, ulceras, parasitas.

FALSA-SERRALHA Emilia sonchifolia - atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Citrobacter freundii, Escherichia coli, Acinetobacter calcoaceticus, Acinetobacter anitratus, Bacillus licheniformis, Micrococcus spp, Staphylococcus epidermidis, Erwinia spp, Bacillus cereus, Serratia marcescens, Staphylococcus saprophyticus, Yersinia enterocolitica, Shigella sonnei, Morganella morganii e Enterobacter aerogenes. Também contra espécies de levedura Candida albicans e Cryptococcus neoformans. Antiviral contra o vírus da encefalite japonesa in vitro. Analgésico e anti-inflamatório, atividade anticancerígena, citotóxico ao linfoma de Daltons (DL), ascites de Ehrlich carcinoma (EAC) e fibroblastos de pulmão de camundongo (L-929), antioxidante, anti-catarata, anticonvulsivo, antidiabético, hepatoprotetor, neurocomportamental.

GERVÃO Stachytarpheta cayennensis - anti-inflamatória, analgésica, antipirética, hepatoprotetora e laxante e para tratar perturbações gástricas, doenças gastrointestinais e dor tratar feridas na pele, ácida gástrica, antidiarreicos.

JABOTICAÁ Drymaria cordata - resfriado, dor de cabeça, coriza, bronquite, emplastro (para tratar dores, inflamação ou partes doloridas), lepra, tumores, estimulante cerebral e agente antifebril, antitussígeno, anti-inflamatório, ansiolítico e citotóxico.

JAMBU Acmella oleracea - males da boca e garganta, além de tuberculose e litíase pulmonar, anestésica, contra anemia, escorbuto, dispepsia e como estimulante da atividade estomáquica.

MENTRASTO Ageratum conyzoides - afecções das vias urinárias, amenorreia, artrose, beribéri, bronquites, caspa, catarros, cólicas e gases intestinais, cólicas uterinas, contusões, diarreia, disenteria, dores musculares, estimulante do apetite, febres, ferimentos abertos, gonorreia, gripes, hemorragias, pós-parto, menopausa, pneumatose do tubo digestivo, resfriados, reumatismo agudo, rinite alérgica, sinusite, tensão-pré-menstrual, tosses.

ORA-PRO-NOBIS Pereskia aculeata - folhas são utilizadas como emoliente, na cicatrização de feridas cutâneas e no tratamento da inflamação anticancerígena contra linhagem de células de câncer de mama MCF-7 e proliferação de células de leucemia promielocítica humana HL60. Antioxidante, dor de cabeça, inflamação, dor gástrica, para alívio da dor e como tônico. Anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica, antimicrobiana e citotóxica.

ORA-PRO-NOBIS Pereskia grandifolia - tratamento de câncer, pressão alta, diabetes e doenças associadas a reumatismo e inflamação. Eles também são usados ​​como remédio para o alívio da dor gástrica, úlcera e para revitalizar o corpo, redução de inchaços.

PICÃO PRETO Bidens pilosa - tratamento do diabetes; equilíbrio, fortalecimento e desintoxicação do fígado; artrite, reumatismo e outras condições inflamatórias; úlceras gástricas e distúrbios digestivos, além do uso em infecções internas e externas causadas por vírus, bactérias, leveduras e fungos.

PICÃO-BRANCO Galinsoga parviflora – antibacteriana contra Bacillus subtilis, Micrococcus luteus e Staphylococcus aureus. E. coli, P. aeruginosa. Antifúngica Aspergillus niger e Candida albicans. Antioxidante, citotóxica, nematicida, anti-inflamatória.

SERRALHA Sonchus oleraceus - tratamento de dores de cabeça, dor geral, diarreia, problemas menstruais, febre, hepatite, infecção por salmonela, guerras, problemas oculares, infecções do fígado, infecções, inflamação e reumatismo. A planta é emenagoga e hepática. Uma infusão tem sido usada para provocar uma menstruação tardia e para tratar a diarreia. O látex da seiva é usado no tratamento de verrugas. Atividade anticancerígena. As folhas são aplicadas como um cataplasma a inchaços inflamatórios. Uma infusão das folhas e raízes é febrífuga e tônica.

TABOA Typha dominguensis - As folhas são diuréticas. O pólen é adstringente, dessecante, diurético, hemostático e vulnerável. É utilizado no tratamento de hemorragias nasais, hematúria, hemorragia uterina, dismenorreia, dor abdominal pós-parto, escrófula e abscessos. É contraindicado para mulheres grávidas. A semente é hemostática. O broto é adstringente e diurético.

TANCHAGEM Plantago australis - laxante, diurético, anti-inflamatório, antibacteriano, cicatrizante, problemas de pele, anti-inflamatória e analgésica.

TANCHAGEM Plantago major – antiulcerogenica, anticâncer, imunomoduladora, antigiardica, antimalárica, antibiótica e antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e analgésica, efeito hipotensiva, antioxidante, atividade hipoglicêmica e diurética.

TIRIRICA Cyperus esculentus – analgésica, antibacteriana: Proteus vulgaris, Salmonella enteritidis , Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis, diabetes, reduz níveis de glicose no sangue, anti-hiperglicêmico, antimalárica, antidiarreica, anti-inflamatória, sedativa, antimutagênica, antioxidante, febrífuga e antifebril, antiespasmódica, lactogênica, cicatrização de feridas.

TRAPOERABA Commelina benghalensis - para feridas em cataplasmas e infecções da pele, furúnculos e úlceras. Internamente, diarreia, adstringente, externamente para artrite, olhos inflamados, vertigem, a febre e os distúrbios biliosos, antídoto para os venenos de cobra, diabetes, dores de garganta e queimaduras, e também para aftas em crianças, menstruação irregular, aborto e para ajudar a expulsar a placenta após o nascimento, abscessos e febre, resfriados, dor de garganta e sangramento nasal, queimação urinária e a leucorréia, malária e febres.

TREVO Oxalis corniculata - toda a planta é anti-helmíntica, antiflogística, adstringente, depurativa, diurética, emenagoga, febrífuga, estomacal e estomática. É usado no tratamento da gripe, febre, infecções do trato urinário, enterite, diarreia, lesões traumáticas, entorses e picadas de cobras venenosas. O suco da planta, misturado com manteiga, é aplicado a inchaços musculares, furúnculos e espinhas. Uma infusão pode ser usada como uma lavagem para livrar crianças de ancilostomídeos. A planta é uma boa fonte de vitamina C e é usada como antiescorbútica. As folhas são usadas como antídoto para o envenenamento pelas sementes de Datura spp, arsênico e mercúrio. O suco da folha é aplicado a picadas de insetos, queimaduras e erupções cutâneas. Atividade antibacteriana.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square